Principais Dúvidas na Hora de Contratar um Plano de Saúde

Quais são as coberturas oferecidas pelo plano de saúde?

Os planos oferecem coberturas para consultas, exames e internação, além de procedimentos cirúrgicos. Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória descrita no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde editado pela ANS.

Quais são as opções de planos de saúde disponíveis?

Referência – Pacote de coberturas mínimas obrigatórias através da Lei 9656. Engloba assistência médico-ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria,
Ambulatorial – Garante a cobertura somente para consultas médicas, exames complementares e procedimentos realizados em consultório.
Hospitalar com ou sem obstetrícia – Cobertura para procedimentos que ocorrem em ambiente hospitalar (internação ou cirurgias). Também atende Urgência e Emergência.
Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia – Plano completo com direito a consultas, exames e internações, inclusive parto.

Como funciona a carência nos planos de saúde?

De um modo geral, os planos aplicam carência de 24 horas para Urgência e Emergência, 30 dias para consultas e exames simples, 6 meses para exames complexos e internações e 300 dias para parto. No entanto, há a possibilidade de isenção ou redução das carências se o segurado comprovar a permanência ininterrupta num plano anterior.

Quais são as diferenças entre planos individuais, familiares e empresariais?

Os planos Individuais são contratados por uma única pessoa através do CPF. Se o plano for extensivo ao cônjuge e filhos, torna-se um plano Familiar, mesmo sendo contratado por uma Pessoa Física. Já os planos Empresariais, ou coletivos, são contratados através de um CNPJ ativo e os participantes precisam ter vínculo com a empresa contratante. Os planos Individuais atualmente estão mais amparados pela Lei. Por exemplo: a ANS veda a rescisão unilateral pela operadora, porém, a prática é permitida nos Planos Empresariais.

Como é feito o reajuste do valor do plano de saúde?

Esse é outro diferencial entre os Planos Individuais e Empresariais. Os Planos Individuais possuem reajustes regulados e limitados pela ANS. No entanto, os coletivos não há regulação por parte da Agência, o reajuste estará relacionado ao índice de sinistralidade da carteira. Mas em ambos os casos o percentual é calculado a partir da variação dos custos médicos e uso de novas tecnologias em saúde.

Posso incluir dependentes no meu plano de saúde?

Sim. As operadoras/seguradoras oferecem opções para inclusão de dependentes diretos (cônjuge e filhos) e algumas também permitem incluir dependentes indiretos (pai, mãe, irmãos, sobrinhos…).

O plano de saúde cobre consultas médicas e exames?

O mercado oferece planos com cobertura para consultas e exames, além de planos somente com cobertura para internação.

Como funciona o atendimento de urgência e emergência no plano de saúde?

O usuário deve procurar uma unidade de pronto atendimento credenciada. Se estiver no período de cumprimento de carências, o atendimento será para as primeiras 12 horas, em regime de ambulatório. Nos planos Ambulatoriais, os atendimentos de emergência também estão limitados até as primeiras 12 horas do atendimento. A realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar fica sob responsabilidade do beneficiário, mesmo sendo feito na mesma unidade de prestação de serviços e em tempo menor que 12 horas.

O plano de saúde cobre cirurgias e internações hospitalares?

Sim, desde que o plano contratado seja na modalidade Completa (Ambulatorial + Hospitalar) ou na modalidade Hospitalar.

Como faço para marcar consultas e procedimentos pelo plano de saúde?

Basta buscar o médico desejado no Guia de profissionais credenciados, conforme o plano contratado, e marcar a consulta diretamente no consultório.

O plano de saúde possui rede credenciada? Como posso encontrar os médicos e hospitais que aceitam o meu plano?

Sim, todos os planos possuem rede credenciada, tanto de médicos, como de hospitais e laboratórios. As informações estão nos Guias Médicos disponíveis nos canais digitais ou em alguns casos, em material impresso.

É possível utilizar o plano de saúde em todo o Brasil?

Sim, desde que o plano contratado tenha abrangência Nacional, pois há planos de abrangência Regional.

O plano de saúde cobre tratamentos odontológicos?

Não. Somente os Planos Odontológicos oferecem cobertura para tratamentos dentários.

Quais são as opções de planos de saúde mais acessíveis?

Os planos Ambulatoriais ou Hospitalares são os mais econômicos, pois o pacote de coberturas é inferior ao dos planos completos.

Como faço para solicitar reembolso de despesas médicas pelo plano de saúde?

Só é possível ter reembolso de despesas médicas se o plano contratado oferecer atendimento fora da rede credenciada. Atualmente, as solicitações são feitas através das ferramentas digitais (aplicativos do celular).

Últimos posts da Visare

Tipos de Planos de Saúde no Brasil

No Brasil, os planos de saúde são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e são oferecidos em diversos modelos para atender às diferentes necessidades dos consumidores. A seguir, são apresentados os principais modelos de planos de saúde...

Dez dicas para evitar problemas durante sua Viagem

Viajar é uma experiência incrível, mas também pode trazer alguns desafios inesperados. Para garantir que sua viagem seja o mais tranquila e agradável possível, é essencial se preparar adequadamente. Aqui estão 10 dicas indispensáveis para evitar problemas durante sua...